BLOG HOTFIX

Faça o download de templates, temas, scripts, sistemas, conheças nossas promoções, cupons, descontos, planos e mantenha-se informado sobre tecnologia no blog das novidades virtuais!

Como criar uma rádio online facilmente?

Ter uma rádio online está cada vez mais fácil. Saiba tudo o que é preciso para criar e/ou transmitir sua emissora pela internet com facilidade
2_home-slider-01.jpg

A rádio online cresceu rapidamente e deu um salto impressionante nos últimos anos. Unindo um meio de comunicação clássico e tradicional (um dos primeiros do mundo) com a internet - tão recente - foi uma novidade bem-vista pelas pessoas, tanto quem é ouvinte quanto quem deseja criar sua própria rádio online, com uma programação personalizada e que divulgue informações de modo mais livre e alternativo.

Veja também:  Aplicativo de Rádio Online

E agora, mais do que nunca, qualquer pessoa pode ter uma rádio online de forma simples e otimizada, sem precisar de grandes aparatos e investimento para isso. Agora, com o uso frequente e crescente dos smartphones e dispositivos móveis, é cada vez mais comum as pessoas aderirem às novas plataformas para ouvir seus programas favoritos em qualquer lugar, não há mais restrições e nem horário para isso. Portanto, apostar nesse recurso pode render bons ganhos em vários aspectos, do profissional ao financeiro, claro. Para saber mais, confira o passo a passo com muitas dicas para montar uma rádio online!

A primeira coisa a pensar não é na plataforma em si, mas sim em um estudo para estabelecer um perfil para sua rádio online. Não adianta montar qualquer coisa e lançar sem pretensões, sem cronogramas e objetivos delimitados. Soa amador e igual a inúmeras rádios independentes que vemos na internet diariamente. Logo, pense em ser diferente e, sobretudo, profissional. Para isso, não precisa de uma grande equipe e nem fazer aquele investimento enorme, mas sim trabalhar e pensar em boas soluções preliminares, como a segmentação de público e o estilo da plataforma.

Com pessoas de todo o mundo capazes de sintonizar a sua estação de rádio, é importante saber que tipo de ouvinte que você deseja atrair. Ter uma boa compreensão do que seu público por meios demográficos é uma análise simples e tradicional, usada por todos os meios de comunicação. Segmentar o público certo permitirá que você defina sua área e identifique melhor o seu ouvinte ideal.

Considere primeiro a idade/faixa etária que deseja atingir. Depois disso, pense em gênero, local, estilos de vida, renda e estilo de música ideal. Essa metodologia é básica e ajuda bastante. Você pode até fazer pesquisas nas redes sociais e outros meios por meio de formulários para saber o que as pessoas buscam e estão interessadas em ouvir em uma rádio online. A ideia é pensar em inovar, ser diferente e ter um bom público, e não ser apenas mais um na web, onde a concorrência é enorme.

Depois desse estudo, você consegue definir um perfil para a rádio online e uma eventual programação, com tudo aquilo que vale a pena divulgar e passar para seus ouvintes. Essa é a hora de caprichar, pois não adianta focar na teoria e não pensar na prática. Logo, antes de lançar sua rádio, tudo precisa estar equilibrado e no ponto certo, para que não hajam maiores problemas no decorrer do trabalho.

Quais os equipamentos necessários para transmissão na rádio online?

Antes da democratização proposta pela Internet, a criação de uma estação de rádio por meios tradicionais era um processo caro e confuso. Felizmente, os avanços na tecnologia ajudaram e hoje em dia é possível ter uma rádio online usando equipamentos acessíveis e baratos. No início, você vai precisar de acessórios básicos para transmissão:

Microfone

Você pode começar com um microfone mais barato até encontrar um profissional e potente. Dependendo do modelo, a qualidade do som e áudio será melhor, o que, com certeza, agradará os ouvintes mais exigentes. No geral, um microfone USB já faz grande diferença, mas é indicado pesquisar bem e negociar em várias lojas especializadas.

Mixer

Invista em um mixer confiável multicanal, que permitirá acomodar até 4 microfones para entrevistas, chamadas ao vivo, e conversas com os ouvintes, tornando sua rádio online personalizada, versátil e democrática.

Fones de ouvido e amplificadores

Se sua estação vai ter vários convidados, então é uma boa ideia investir em um bom conjunto de fones de ouvido e um amplificador. Ter um bom mixer, fones de ouvido de qualidade e amplificador configurado corretamente resolve muitos problemas e eleva o status de sua rádio online.

Dispositivos de transmissão

Você pode transmitir sua estação de rádio de praticamente qualquer dispositivo, seja um notebook, computador, tablet ou qualquer outro dispositivo conectado à Internet. Se você quiser transmitir uma estação de som profissional, certifique-se de que o dispositivo que você está usando para fazer as transmissões têm uma boa placa de som, para gerar um áudio de qualidade aos ouvintes.

Faça um site profissional para sua rádio online

Pensar na divulgação de sua rádio online é primordial. Ela precisará estar alocada em um site profissional para que os ouvintes tenham uma plataforma e um meio de acesso simples e otimizado. Além disso, a página pode servir para diversos serviços, como matérias relacionadas e até vendas de produtos.

A ideia é que você invista em um site com domínio próprio em vez de blogs convencionais. Assim, passará mais credibilidade aos ouvintes e poderá alcançar ascensão rapidamente. Tanto na criação da rádio online quanto da página, você pode contar com o serviço de uma empresa de hospedagem.

Contrate um bom servidor para sua rádio online

Agora que você já sabe o perfil de sua rádio e quais as melhores formas de lançá-la, é só contratar um bom servidor por meio de uma empresa especializada. Há muitas opções, por isso, é primordial fazer uma boa pesquisa e avaliar as vantagens reais de cada uma delas.

A Hotfix é um grupo que oferece um serviço personalizado de streaming com benefícios para todos os clientes, tanto na criação e montagem de uma rádio online funcional quanto para fazer um site profissional. Um dos diferenciais é o teste de hospedagem de 30 dias grátis, que proporciona ao cliente uma experiência otimizada, prática e real do que está buscando (e sem pagar mais por isso). Além disso, disponibiliza ferramentas de divulgação que são fundamentais para ambas as plataformas, gerenciando seu negócio online e levando às alturas. Para saber mais, é só entrar em contato com a empresa. Não perca tempo e comece agora, é sempre bom investir em novas alternativas. Qualquer dúvida, deixe um comentário no post. Boa sorte e até mais!

STREAMING

Posts recentes